quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Big Band da EMESP Tom Jobim abre a programação de novembro no projeto Música no MCB

4 de novembro, domingo às 11h - Gratuito

Na abertura da programação de novembro, o projeto Música no MCB traz a Big Band da EMESP Tom Jobim. Estão previstos ainda para este mês os shows de Julio Medeiros Quinteto, Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo e Amilton Godoy e Gabriel Grossi. O Museu da Casa Brasileira é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

 Sob a coordenação do músico Eduardo Neves, a big band da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) oferece aos jovens instrumentistas a possibilidade de tocar em naipes, improvisar, escrever arranjos e conhecer os diversos gêneros de composição que historicamente se desenvolveram para esta formação. Possibilita ainda distintas vivências musicais, com os alunos se apresentando ao lado de importantes solistas da música brasileira e internacional.
 Com a participação especial de Hector Costita, instrumentista que é referência no saxofone brasileiro, o repertório previsto para o MCB engloba samba, frevo, gafieira, ritmos latinos, jazz e funk, em partituras escritas por mestres do passado e novos arranjadores.

No domingo seguinte, dia 11, é a vez da apresentação do Julio Medeiros Quinteto. Ao lado de Ferdinand Mel nos teclados, Flaubert Viana no saxofone, Josué Costa no violão e Bruno Moreno na bateria, o contrabaixista Julio Medeiros apresenta composições próprias como “Solar da Serra” e “Choro de Clara”, além de releituras de clássicos como “Baião” (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira), registradas no disco “Som d’Arquitetura”.

Em 18 de novembro, o Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo traz o vasto universo da música latino-americana escrita originalmente para violão. A partir do encontro destes dois instrumentistas de formações distintas, músicas conhecidas ganham  novas roupagens que evidenciam a riqueza de detalhes rítmicos e melódicos de cada composição. Serão apresentados temas registrados no CD “SIR”, lançado em 2012, além de peças do maestro Edmundo Villani-Côrtes.

Para encerrar as apresentações de novembro, no dia 25, Amilton Godoy e Gabriel Grossi apresentam o projeto Villa-Lobos Popular, que mostra ao público uma releitura de peças do maestro Heitor Villa-Lobos, um dos mais destacados representantes da música brasileira. Arranjos elaborados pelo duo em piano e harmônica evidenciam os elementos da nossa cultura presentes nesta obra, que alimentou toda a produção musical das últimas gerações. 

Música no MCB

Em 12 edições, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 200 mil pessoas, que tiveram acesso gratuitamente a apresentações de nomes importantes da música brasileira, como Zimbo Trio, Orquestra Bachiana, Mutrib, entre outros grupos, em formações camerísticos e solo, populares e eruditas. Nesse período, foram curadores da programação musical do MCB os maestros Julio Medaglia e João Carlos Martins, além dos pesquisadores e músicos Carlinhos Antunes, Benjamin Taubkin, Antônio Nóbrega e Magda Pucci. As apresentações acontecem sempre aos domingos às 11h, de março a dezembro, e são gratuitas.

Na temporada de 2012, o Música no MCB conta com a coordenação de Carmelita Moraes e tem por objetivo divulgar a diversidade nacional e internacional por meio de estilos variados: instrumental, erudito, popular, entre outros. Ao mesmo tempo, oferece ao público momentos agradáveis e especiais.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 26ª edição.
  
Aos domingos, por meio da entrada franca e de uma programação diversificada, o MCB democratiza o acesso à cultura, promovendo alternativas de lazer para a população

SERVIÇO:

Música no MCB 

NOVEMBRO
04/11 – Big Band da EMESP Tom Jobim
11/11 – Julio Medeiros Quinteto
18/11 - Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo
25/11 - Amilton Godoy e Gabriel Grossi

Dia e Horário: Domingo, sempre às 11h
Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Estacionamento pago no local – Domingo: valor único – R$15,00
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário com 20 vagas 
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br

Nenhum comentário: