sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Município de Vigia recebe o Painel Funarte de Bandas




A cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, sediará o Painel Funarte de Bandas de Música, ação da Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura, no período de 7 a 11 de novembro. O evento será realizado em parceria com a Fundação Carlos Gomes, responsável por providenciar a estrutura que acolherá, este ano, mais de 500 músicos inscritos.
Com o objetivo de aprofundar a prática tradicional das bandas de música, principalmente em municípios do interior dos estados brasileiros, ampliando e atualizando o conhecimento dos músicos e regentes, esta ação exerce uma função fundamental quando estimula a troca de informações ao reunir músicos de origem e formações diversas para um trabalho intenso, com duração de uma semana, oferecendo 10 cursos voltados para os instrumentistas de sopro, como flauta, saxofone, trompete e trombone, mas também de percepção musical, regência e prática de conjunto, além de manutenção de instrumentos de sopro.
Os ministrantes são músicos oriundos de vários estados e que trazem uma rica bagagem pedagógica e artística: Nailor Proveta (Instrumentação e Arranjo), Luis Caldana (Percussão), Marcelo “Bam Bam” (Trombone) e Dario Sotero (Regência) de São Paulo, Zezé Queiroz (Percepção Musical), Leandro Soares (Trompete) e Andréa Ernest Dias (Flauta) do Rio de Janeiro, Cristina Arruda (Percepção Musical) de Minas Gerais, Carlos Rieiro (Clarineta) e Valmir Silva (Tuba/Bombardino) da Paraíba, Rodrigo Capistrano (Saxofone) do Paraná, e Sergio Silva (Reparo e manutenção de instrumentos) de Santa Catarina.
Uma equipe da FCG está desde a semana passada no município da Vigia trabalhando nos preparativos do evento. As inscrições superaram, e muito, a expectativa, e a estrutura requer uma produção diferenciada para receber tantos músicos. “A cidade tem longa tradição musical e está se preparando para receber e atender esta grande demanda”, conta Jorge Sousa, Diretor de Interiorização da instituição e coordenador local do projeto.
“Nunca se teve este número de inscritos num painel!”, disse Marcelo Jardim, coordenador pedagógico dos Painéis Funarte de Bandas. “A Funarte encontrou na FCG um parceiro consciente da meta do Ministério da Cultura, porque tem sintonia com a vontade e necessidade dos músicos paraenses, investindo e estimulando o ensino musical, em todos esses anos, e isso se reflete no número excepcional de interessados em participar”, completou Jardim, que também está em Vigia participando dos preparativos para a abertura dos trabalhos, a partir das 9h desta quarta-feira, 7, na Escola Estadual Presidente Kennedy. Um desfile de músicos vigienses pelas ruas da cidade vai abrir a programação.

Texto:
Maria Christina - FCG
Fone: (91) 3201-9452 / (91) 9622-6814 / 8198-9370
Email: 
fcarlosgomes.imprensa@gmail.com

Fundação Carlos Gomes
Av. Gentil Bittencourt, 909. Belém-PA. CEP: 66040-000
Fone: (91) 3201-9478
Site: 
www.fcg.pa.gov.br Email: gabinete@fcg.pa.gov.br

Nenhum comentário: