sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Convidada do Movimento Elefantes, a Speakin’ Jazz Big Band faz show com músicas dos grandes mestres do jazz



A Speakin’ Jazz Big Band sobe ao palco do Teatro da Vila para apresentar um show, em 12 de novembro, segunda–feira, às 21h. Convidada do Movimento Elefantes, a banda faz show com repertório que inclui arranjos e composições de grandes mestres do jazz, a exemplo de Sammy Nestico, Gordon Goodwin, Thelonious Monk, Thad Jones, entre outros.

As apresentações no Teatro da Vila acontecem sempre às segundas-feiras, às 21h. A cada semana uma orquestra do coletivo sobe ao palco para mostrar seu repertório e ao final de cada apresentação o público contribui com a quantia que achar justa, no sistema “pague quanto vale”.

Speakin’ Jazz Big Band
Criada em Março de 2011, a Speakin’ Jazz Big Band é uma das poucas big bands em São Paulo que respeita a estrutura clássica de uma big band: 5 saxofones, 4 trombones, 4 trompetes, bateria, contrabaixo, guitarra e piano. Atualmente, tem como objetivo executar as músicas dos grandes mestres do jazz das décadas de 50, 60 e 70. Do swing clássico de Count Basie Big Band até o jazz refinado de Thad Jones & Mel Lewis Big Band, a Speakin’ Jazz procura falar com o público com muita improvisação e um repertório rico com doses de energia e de elegância.

Movimento Elefantes
Elefantes é um movimento de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por dez grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape Big Band, Orquestra HB, Banda Savana e Banda Jazzco.

É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas. Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

O grupo mais novo tem três anos (Projeto Meretrio) enquanto o mais velho, 36 (Banda Jazzco). Todos os grupos já rodaram pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.

O Movimento Elefantes tem mobilizado o circuito de música instrumental também por ações divulgadas na internet.  O   Coletivo  tem site  próprio  e  está nas principais mídias sociais como o Twitter e o Facebook. O Movimento também exibe shows, por internet, ao vivo, pelo site http://www.shownaweb.com/ ;http://www.movimentoelefantes.com/;http://twitter.com/movelefantes ; http://www.shownaweb.com/.

Integrantes:
Saxofones: Gerson Galante (lead), Rodrigo Nascimento, Diego Lisboa, Marcelo Curumim e Hector Galhardo
Trombones: Joabe Farias (lead), Douglas Felicio, Ruben Marley, Roberto Michael
Trompetes: Otavio Nestares (lead), Marcos Will, Henrique Messias e Marcos Braga
Contrabaixo: Gustavo Sato
Guitarra: Vinícius Gomes
Piano: Fernando de Gino
Bateria: Bruno Tessele


Repertório:
Splanky – Neil Hefti
High Maintenance – Gordon Goodwin
Cherry Juice – Thad Jones
Count Bubba Revenge – Gordon Goodwin
It Only Happens Every Time – Thad Jones
Ya Gotta Try – Sammy Nestico
Big Dipper – Thad Jones
Straight No Chaser – Thelonious Monk
Basie Straight Ahead – Sammy Nestico

Nenhum comentário: