quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Gnu encerra temporada 2012 com concerto, dia 02de dezembro na Urca


Grupo de música clássica contemporânea está em estúdio preparando o primeiro CD para 2013


No dia 02 de dezembro (domingo, às 11h), o Gnu fará o último concerto do ano, na Sala Villa-Lobos, na UNIRIO, Urca. O concerto faz parte da série com patrocínio da Secretaria do Estado de Cultura do Rio de janeiro (SEC-RJ), com a previsão de mais dois até maio de 2013.  O grupo - formado por Diana Maron (soprano), Maria Carolina Cavalcanti (flauta), Thiago Tavares (clarineta), Ayran Nicodemo (violino), Murilo Alves (violoncelo), Tiago Calderano (percussão), Antônio Ziviani e Pablo Panaro (piano), com a direção musical do compositor Marcos Lucas – vai apresentar no concerto de dezembro obras de Claude Debussy (Sonata para Violoncelo e Piano), Alexandre Schubert (Duas Miniaturas), Guillaume Connesson(Disco Tocatta) e John Cage (A Flower / The Wonderful Widow of Eighteen Springs). O grupo se encontra em estúdio gravando seu primeiro CD, a ser lançado no primeiro semestre de 2012, com obras do compositor carioca Sergio Roberto de Oliveira, indicado ao Grammy Latino em 2011 e 2012. Para os quatro concertos da série, estão previstas as estréias de três peças, todas elas dedicadas ao grupo, dos compositores brasileiros Paulo Rios Filho (BA), Pablo Panaro (RJ) e Jocy de Oliveira (PR/RJ) – a compositora, que já trabalhou com nomes como Igor Stravinsky, Luciano Berio e John Cage, é residente do projeto e terá sua obra estreada no concerto de encerramento da série.
Conjunto de câmara especializado na interpretação do repertório moderno e contemporâneo de música clássica, o Gnu – nome em referência ao mamífero africano - tem como principal objetivo difundir parte significativa da produção musical dos séculos XX e XXI, rica em linguagens, sonoridades e percepções. É conhecido por interpretar peças de compositores brasileiros e estrangeiros, entre nomes consagrados e jovens promessas, buscando criar uma atmosfera propícia à escuta através do prazer na execução das obras e do diálogo com o público.
Desde o início de sua formação, em 2003, o grupo vem contribuindo para o cenário da música contemporânea, através de encomendas e estréias de peças a nível mundial ou nacional – número que ultrapassa 50 peças estreadas, de compositores como os brasileiros Sergio Roberto de Oliveira, Alexandre Schubert, Marcos Lucas, Caio Senna, J. Orlando Alves, Neder Nassaro, Paulo Rios Filho, Guilherme Bertissolo, Alexandre Espinheira, Danilo Guanais e Luciano Leite Barbosa; os americanos Rami Levin e David Vayo; o inglês Alan Williams; o canadense Trevor Siemens e o norueguês Eivind Buene, dentre tantos outros.
O grupo já foi convidado a participar de importantes eventos da música de concerto atual, como as Bienais de Música Contemporânea Brasileira, promovidas pela FUNARTE, nas quais o Gnu é indicado como o grupo de preferência de vários compositores; dos Panoramas da Música Atual Brasileira, da Escola de Música da UFRJ; da série “Prelúdio 21 – música do presente”, realizada no Centro Cultural Justiça Federal pelo grupo de compositores Prelúdio 21; e da série “Música Agora na Bahia”, em Salvador (2010). Dentre os palcos que o grupo já se apresentou, estão a Sala Cecília Meireles, o Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, a Sala FUNARTE Sidney Miller, a Sala Villa-Lobos, o Teatro da Reitoria da Universidade Federal da Bahia e o Salão Leopoldo Miguez. Além dos concertos propriamente ditos, o grupo investe na atividade de formação de platéia dentre o público jovem, tendo realizado duas oficinas de composição musical e um concerto didático para os estudantes do Colégio Pedro II.
Na busca pela excelência na interpretação musical, o grupo tem recebido profissionais com sólido conhecimento do repertório moderno e contemporâneo, que muito contribuíram para que o Gnu chegasse à sua performance atual. Estas contribuições se deram por meio de 'masterclasses', como a de improvisação dada pelo compositor e saxofonista norueguês Rolf-Erik Nistrom; de trabalho direto com os compositores através de ensaios abertos de suas peças, como no caso dos compositores Rami Levin e Davis Vayo (EUA), Alan Wiliams (Inglaterra), Eivind Buene (Noruega), Danilo Guanais (RN) e compositores do grupo Prelúdio 21; ou do intercâmbio cultural, como o promovido com a estada do maestro Cesário Costa (Portugal), regente do famoso conjunto Orchestrutópica e da Sinfônica do Porto, que preparou com o grupo um programa com obras selecionadas do repertório contemporâneo português.


Gnu
02 de dezembro 2012, às 11h.
Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur 436 / fundos, Urca – UNIRIO / Centro de Letras e Artes)
Informações: 2542-4477
R$ 2,00 (inteira) / R$ 1,00 (meia)


Programa
Claude Debussy - Sonata para Violoncelo e Piano
Alexandre Schubert -  Duas Miniaturas
Guillaume Connesson -  Disco Tocatta
John Cage - A Flower / The Wonderful Widow of Eighteen Springs

Nenhum comentário: